Publicações da Vila

Autorregulação da Aprendizagem, por Renata Barrichelo Cunha

Apresentação

Um dos objetivos da escola e uma das expectativas dos pais é que as crianças e adolescentes construam uma relação positiva com o conhecimento e se tornem cada vez mais autônomos no seu desenvolvimento como estudantes.

Essa autonomia é construída pouco a pouco e, nesse processo, é possível observar os progressos do estudante quando ele aprende a organizar seu ambiente de estudo e os materiais; gerencia seu tempo; estabelece objetivos e elege prioridades; seleciona estratégias adequadas para o estudo reconhecendo os fatores que influenciam seu aprendizado; antecipa consequências; monitora seu próprio desempenho.

Essas conquistas são potencializadas na criança e no adolescente quando há uma autoimagem positiva e confiança na própria capacidade, quando reconhece o aprendizado como fonte de enriquecimento e quando experimenta satisfação

com o próprio esforço diante dos resultados positivos alcançados.

Esse processo de planejamento, monitoramento e avaliação do próprio processo de aprendizagem é conhecido como autorregulação.

Este material, organizado na forma de perguntas e respostas, é dirigido a pais e professores interessados em compreender e apoiar a autorregulação da aprendizagem de crianças e adolescentes.