Psicopedagogia

A Psicopedagogia é um campo de conhecimento interdisciplinar e uma área de atuação que se ocupa da aprendizagem humana, ou seja, busca compreender como o sujeito aprende.

O atendimento psicopedagógico constitui-se no acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educacionais especiais. Tem como objetivo compreender essas dificuldades e propor ações para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem; mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem; e criar estratégias que possibilitem facilitar esse aprendizado.

Os atendimentos são realizados em duas etapas: a primeira é a avaliação diagnóstica, ou seja, momento em que se investiga a dificuldade de aprendizagem; e a segunda etapa é a prática de intervenções planejadas, observando as diferentes formas de aprender de acordo com as necessidades, conduzindo o aluno de forma adequada para o desenvolvimento de habilidades e capacidades requeridas pelo currículo escolar e a aquisição dos conhecimentos.

Durante os encontros, utilizam-se recursos como jogos educativos, tecnológicos, vídeos, brincadeiras, desenhos, construções, confecções, músicas, e atividades psicomotoras que envolvem as áreas de alfabetização (leitura e escrita) e matemática (estimulação cognitiva, raciocínio lógico, entre outros) facilitando o processo de aprendizagem do aluno.

Busca-se trabalhar a relação do aluno com a construção do saber favorecendo o desenvolvimento de hábitos de estudo; descobrir e valorizar as suas próprias habilidades resgatando sua autoestima e o prazer em aprender.

Os atendimentos podem ser solicitados pela escola ou pela família quando se percebe alguma dificuldade que esteja impedindo os avanços no processo de aprendizagem.