Fonoaudiologia

Acompanhamento a crianças e adolescentes referente a avaliação e intervenção fonoaudiológica: linguagem, aprendizagem e processamento auditivo (central).

  • LINGUAGEM – A avaliação da linguagem tem como objetivo investigar as habilidades da linguagem oral e reabilitá-las. A fonoaudiologia atua nos transtornos de fala: transtornos fonológicos, apraxia de fala na infância, disfluência da fala e transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL).
  • APRENDIZAGEM – A avaliação da aprendizagem tem como objetivo investigar as habilidades de consciência fonológica, com intervenções para o desenvolvimento da leitura e da escrita e atuar nos transtornos de aprendizagem e dislexia.
  • PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)
    • Avaliação do processamento auditivo central: tem como objetivo investigar as habilidades auditivas necessárias para discriminar, reconhecer e compreender as informações auditivas, mesmo em indivíduos com audição periférica normal.
    • Treinamento auditivo: visa habilitar ou reabilitar as funções auditivas prejudicadas e auxiliar nas dificuldades de fala, linguagem e aprendizagem.

Por que fazer a avaliação do PAC?

Por reincidência em padrões de comportamento:

  • Parece escutar, mas não entende o que as pessoas dizem;
  • Demonstra dificuldade em compreender a fala em ambientes ruidosos;
  • Aumenta o volume da TV;
  • Pede repetição ou fala muito “o quê?”;
  • Faz trocas na fala ou na escrita;
  • Apresenta dificuldade em associar letra-som;
  • Responde só quando interessa, não presta atenção.

Quando e como é feita a avaliação do PAC?

  • A partir de 5/6 anos;
  • Após a avaliação audiológica básica;
  • Dentro de cabine audiológica;
  • Duração média de 1 hora;
  • Conjunto de testes padronizados que avaliam as habilidades auditivas centrais comportamentais.