Fonoaudiologia
Acompanhamento a crianças e adolescentes referente a avaliação e intervenção fonoaudiológica: linguagem, aprendizagem e processamento auditivo (central).
- LINGUAGEM – A avaliação da linguagem tem como objetivo investigar as habilidades da linguagem oral e reabilitá-las. A fonoaudiologia atua nos transtornos de fala: transtornos fonológicos, apraxia de fala na infância, disfluência da fala e transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL).
- APRENDIZAGEM – A avaliação da aprendizagem tem como objetivo investigar as habilidades de consciência fonológica, com intervenções para o desenvolvimento da leitura e da escrita e atuar nos transtornos de aprendizagem e dislexia.
- PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)
- Avaliação do processamento auditivo central: tem como objetivo investigar as habilidades auditivas necessárias para discriminar, reconhecer e compreender as informações auditivas, mesmo em indivíduos com audição periférica normal.
- Treinamento auditivo: visa habilitar ou reabilitar as funções auditivas prejudicadas e auxiliar nas dificuldades de fala, linguagem e aprendizagem.
Por que fazer a avaliação do PAC?
Por reincidência em padrões de comportamento:
- Parece escutar, mas não entende o que as pessoas dizem;
- Demonstra dificuldade em compreender a fala em ambientes ruidosos;
- Aumenta o volume da TV;
- Pede repetição ou fala muito “o quê?”;
- Faz trocas na fala ou na escrita;
- Apresenta dificuldade em associar letra-som;
- Responde só quando interessa, não presta atenção.
Quando e como é feita a avaliação do PAC?
- A partir de 5/6 anos;
- Após a avaliação audiológica básica;
- Dentro de cabine audiológica;
- Duração média de 1 hora;
- Conjunto de testes padronizados que avaliam as habilidades auditivas centrais comportamentais.