Agenda
Carga horária e certificado: 16 horas (encontros via Google Meet e trabalho pessoal)
Horário: 19h às 21h30
Formadora: Renata C. O. Barrichelo Cunha (Pedagoga, Psicopedagoga e Doutora em Educação. Realiza orientações de estudos com adolescentes na Vila da Linguagem e desenvolve atividades de formação continuada de professores, pesquisa e assessoria pedagógica.
Site:https://renatabarrichelocunha.com.
Objetivos dos encontros:
Público-alvo: coordenadores pedagógicos e demais profissionais da Educação interessados na temática.
- Discutir a formação e identidade do coordenador como formador de professores e articulador do trabalho coletivo;
- Refletir sobre suas atribuições e as atividades de rotina/importância e urgência/pausa;
- Problematizar as dificuldades e dilemas das práticas da coordenação pedagógica;
- Analisar as concepções de formação docente e formação centrada na escola;
- Discutir sobre encaminhamentos do trabalho coletivo e as estratégias formativas;
- Compartilhar e analisar experiências de articulação do trabalho pedagógico na escola.
Investimento: R$ 350,00 no ato da inscrição (para parcelamento entrar em contato pelo WhatsApp 19 99612-4442).
Forma de pagamento: PIX: CNPJ: 30.610.605/0001-65
Encaminhar comprovantes para atendimento@viladalinguagem.com.br
Link para inscrição: inscrições encerradas
09/06/2021 Horário: 19h às 20h30 min RODA DE CONVERSA - Um Olhar Artístico para o Meio Ambiente: a Monguba no Foco das Crianças
Responsáveis: Profa. Maria Eliete Barbosa – Formada em Geografia pela UNESP/Rio Claro e Especialista em Educação Ambiental pela ESALQ/USP. Atualmente é professora na Vila da Linguagem. Profa. Ivone Magalhães - Formada em Pedagogia pela UNIMEP. Atualmente atua como professora do Colégio Liceu e na Vila da Linguagem. Atelierista: Lilian Françoso – artista visual e têxtil com enfoque em ações ambientais.
Objetivos do encontro: 1. Discutir sobre a preservação do Meio Ambiente mediada pelo viés artístico: com foco na Monguba; 2. Compartilhar recursos artísticos para a exploração da Monguba como contribuição para práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3. Favorecer espaço de compartilhamento de diferentes experiências pelos participantes e reflexão sobre a temática em foco;
Público-alvo: professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da Educação.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: inscrições encerradas
08 e 22 de outubro / 05 e 19 de novembroHorário: 19h às 21h GRUPO DE ESTUDOS – Diário de Escola, por Daniel Pennac: das experiências de estudante às lições do professor
Responsável: Renata C. O. Barrichelo Cunha - Pedagoga, Psicopedagoga e Doutora em Educação pela UNICAMP. Realiza orientações de estudos para adolescentes na Vila da Linguagem e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do UNISAL/Americana. Luciana Haddad Ferreira (Nana) - Pedagoga e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP. Marissol Prezotto - Pedagoga e Doutora em Educação pela UNICAMP. Coordenadora do curso Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e professora da Escola Comunitária de Campinas.
Organização dos encontros: Cada participante deverá providenciar o livro “Diário de Escola”, de Daniel Pennac, publicado pela Editora Rocco (a versão da Editora Porto é intitulada “Mágoas de Escola”). Serão indicados previamente os capítulos a serem lidos para cada encontro. Sugerimos que a aquisição da obra seja feita com antecedência.
Objetivos dos encontros: 1. Compartilhar os efeitos e ressonâncias da leitura da obra de Daniel Pennac entre os participantes. 2. Refletir sobre os múltiplos sentidos da escola para estudantes, professores e pais. 3. Discutir os modos possíveis de tornar a escola um espaço/tempo de desejo por aprender e de alegria por ensinar. 4. Analisar a estrutura, sentidos e articulações do texto no que se refere à sua estrutura narrativa, destacando o potencial formativo deste tipo de escrita.
Público-alvo: professoras, coordenadoras pedagógicas, diretoras e demais profissionais da Educação.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: inscrições encerradas (vagas preenchidas)
17/09/2020 Horário: 19h às 21hRODA DE CONVERSA – Musicalização para todos: experiências do aprender a aprender. Desafios e Possibilidades
Responsável: Rosangela Lambert - Mestranda em Educação, Licenciada em Música, Especialista em Musicoterapia, Gerontologia e Educação Musical. Atua como professora de Música no Colégio Salesiano Santa Teresinha/SP e como Musicoterapeuta no Centro Unisal - Programa Idade Ativa.
Objetivos do encontro:Discutir: 1. Ampliar o entendimento do que é Musicalização – mitos e verdades; 2. Oportunizar reflexões sobre o sentido da música na escola: ela é meio ou é fim?; 3. Compartilhar vivências sonoro-musicais simples, mas significativas para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Material necessário para o encontro:
- Um chocalho (potinho com tampa - exemplo: potinho de fermento ou garrafa pet pequena com um pouco de arroz, feijão, milho ou macarrão);
- Dois copos plásticos (tamanho aproximado de 200 ml – exemplo: requeijão);
- Um tambor (pote de sorvete, de plástico ou panela pequena);
- Duas colheres-de-pau;
- Três colheres de sobremesa (de metal, SEM cabo plástico);
- Um tecido não muito grande (de preferência leve para expressão corporal – toalha, pano de prato, lenço);
- Uma folha de papel sulfite;
- Uma bola;
- Uma embalagem de bolacha, papel de presente ou outro que faça “barulho” ao ser movimentado;
- Um raio X;
- Muita disposição!
Público-alvo: professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da Educação.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: Inscrições encerradas
12/08/2020 Horário: 19h às 21hRODA DE CONVERSA – Voz e expressividade: desafios das aulas remotas, videoaulas e retorno presencial com máscaras.
Responsável: Viviane Barrichelo – Fonoaudióloga pela USP, com aperfeiçoamento em voz profissional pelo American Institute for Voice and Ear Research, Filadelfia, EUA; Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia / Centro de Estudos da Voz (CEV); Mestre em Distúrbios da Comunicação pela UNIFESP. É sócia da Vocalis - Voz & Expressão (http://www.vocalis.com.br/) e atua como fonoaudióloga clínica, preparadora vocal e consultora em comunicação.
Objetivos do encontro: Discutir: 1. A importância da voz e expressividade na atuação docente; 2. As relações entre expressividade e técnica vocal e o impacto na comunicação remota e no processo de aprendizagem; 3. A técnica vocal e o uso de máscaras no retorno presencial das aulas.
Público-alvo: professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da Educação e Saúde.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: Inscrições encerradas
30/07/2020
Horário: 19h00 às 21h00 - RODA DE CONVERSA – Criança, natureza e arte: brincar e criar faz parte
Responsável: Thais Helena Jordão Bartiromo Ferri - Pedagoga pela UNIMEP, com Mestrado em Educação pela UNESP. Atua como Professora Coordenadora de escola de Educação Infantil na Rede Municipal de Rio Claro – SP.
Objetivos do encontro: 1. Através de dados de pesquisas, proporcionar uma reflexão sobre o fato de que a falta de contato das crianças com a natureza tem contribuído para o aumento do déficit de atenção, hiperatividade, ansiedade infantil, agressividade e obesidade. 2. Proporcionar reflexões acerca do trabalho com a livre exploração da natureza e seus diversos elementos. 3. Ampliar conhecimentos e refletir sobre práticas potentes que incentivem as descobertas das crianças e o protagonismo infantil.
Público-alvo: professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da Educação.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: Inscrições encerradas
06/07/2020 Horário: 19h00 às 21h00 - RODA DE CONVERSA - O trabalho docente e a educação pandêmica: diálogos possíveis quando não se tem o chão da escola
Responsável: Luciana Haddad Ferreira (Nana) – Pedagoga e Doutora em Educação pela Unicamp, com pós-doutorado em Psicologia Educacional. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP.
Objetivos do encontro:
- Entender os problemas: discutir as características do trabalho docente no contexto da pandemia, destacando as exigências, rupturas e particularidades do momento vivido;
- Buscar parâmetros: refletir sobre os problemas cotidianos e a naturalização de violências praticadas historicamente em relação às professoras, famílias e alunos;
- Reafirmar princípios: a importância do diálogo e da coletividade para o fortalecimento da classe docente, apontando para a escola como lugar – e não espaço físico – de humanização.
Público-alvo: professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da Educação.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: Inscrições encerradas
08/06/2020 - Horário: 19h00 às 21h00
RODA DE CONVERSA - Escola e família: expectativas conflitantes no período de isolamento social
Responsável: Renata C. O. Barrichelo Cunha (Pedagoga, Psicopedagoga e Doutora em Educação. Realiza orientações de estudos com adolescentes na Vila da Linguagem e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Unisal/Americana)
Objetivos do encontro: problematizar as dificuldades enfrentadas pelas escolas e famílias no acompanhamento de crianças e adolescentes no período de isolamento social; compreender e analisar as expectativas conflitantes entre professores e pais e suas repercussões na relação escola-família; compartilhar experiências sobre alternativas que contribuam para a superação do “isolamento da escola” e do “isolamento das famílias”.
Público-alvo: professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da Educação.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: Inscrições encerradas
15/06/2020 - Horário: 19h00 às 21h00
RODA DE CONVERSA - Aulas presenciais e aulas remotas: analisando diferenças e repensando estratégias
Responsável: Renata C. O. Barrichelo Cunha (Pedagoga, Psicopedagoga e Doutora em Educação. Realiza orientações de estudos com adolescentes na Vila da Linguagem e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Unisal/Americana).
Objetivos do encontro: analisar as diferenças e especificidades das aulas presenciais e remotas; compartilhar experiências sobre a reorganização dos tempos, espaços, materiais didáticos e intervenções pedagógicas.
Público-alvo: professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da Educação que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.
Investimento: gratuito.
Link para inscrição: Inscrições encerradas